quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Karatê


Breve Histórico




Karate-Do (em japonês 空手道),  significa literalmente caminho das mãos vazias. Trata-se da versão moderna da antiga arte do Caratê (空手) que teve origem no Japão à aproximadamente 12 Séculos, que possuía uma abordagem muito rígida, mas que no final do século XIX e inicio do XX, passou por uma revolução, causando uma mudança em sua abordagem, tornando-se Karate-Do.

O nome da antiga arte do Caratê, era inicialmente representada pelos ideogramas que significavam Tang e mão, referindo-se à dinastia chinesa Tang (fundada aproximadamente em 618 d.C) ou a influência da "mão" das artes marciais Chinesas sobre o estilo de luta japonês. Inicialmente a influencia do Wushu (também conhecido como Kung Fu) sobre o Caratê era notória, mas com o passar do tempo, as disciplinas de combate de familiares tradicionais do Japão (koryu), foram ganhando espaço, simplificando a arte e gerando uma abordagem menos arraigada aos estilos de movimentos fluídos da China.

Alguns seculos depois (como já dissemos), do movimento de modernização do Caratê, surgiu o Karate-Do, com uma abordagem de ensino menos rígida, dando origem a vários novos estilos. Dentre eles está o estilo Shotokan (松涛館), estilo de Karate-Do, ensinado ensinado em nossa academia.

Este estilo, é um dos que surgiram a partir dos ensinamentos passados pelo mestre Gichin Funakoshi e por seu filho, Yoshitaka Funakoshi. Inicialmente o mestre Funakoshi, não denominou seu conjunto de ensinamentos como estilo proprio, mas apenas dizia que o que ensinava era apenas Karate. De um ponto de vista, ele  de fato ensinava uma arte marcial de acordo com a visão particular que ele mesmo tinha a respeito da mesma. Mas isso era explicado pelo exemplo de que varios professores ensinam a mesma matéria de formas diferentes.

Foram alguns de seus alunos, que para o homenagear, utilizaram a alcunha que seu mestre tinha, Shoto, e criaram o nome Shotokan, que significa casa de Shoto.

Características
"O estilo  Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco direto, dificil de ser dominada, quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano.
Alguns tendem a classificá-lo como uma evolução do estilo shuri-te ou shorin-ryu. Entretanto, há divergências porque as bases do shotokan são precipuamente baixas, enquanto que em shuri-te são altas. Ademais, há golpes como mae geri e ushiro geri, que não são comuns nos estilos shorin, mas estão presentes no estilo de Funakoshi." (Fonte: Wikipédia)

Horários de Treino: 
Segundas, Quartas e Sextas-feiras (Tarde): 1ª Turma das 16h às 17h. 2ª Turma das 17h às 18h. 3ª Turma das 18h às 19h.


Terças, Quintas e Sextas-feiras (Manhã): 1ª turma de 8h às 9h. 2ª Turma de 10h às 11h.



Terças e Quintas-feiras (Tarde): das 17h às 18h.



Aulas ministradas pelo Prof. Dilain, Faixa preta 4º Dan. Filiado à Confederação Brasileira de Karatê - CKB. Registro Conselho Regional de Educação Fisíca: CREF 5 - 000738-P/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário