Krav Magá

O que é o Krav Magá?



Resumo Histórico:

Imi Lichtenfeld no TzahalÉ um método de defesa pessoal, criado por  Imi Lichtenfeld Tzahal nos anos 40, no período da Segunda Guerra Mundial. Imi era renomado praticante de luta greco-romana e boxe. Criado na Bratislava (capital da Eslováquia), durante o holocausto nazista que matou milhares de judeus, ele percebeu que as técnicas aplicadas nas artes marciais que ele praticava não eram muito eficientes quando se tratava de um situação de risco na rua, onde o combate não possui regras. Então para lutar contra o anti-semitismo nazista, ele passou a desenvolver técnicas mais voltadas para a briga de rua.

Após deixar a Bratislava, ele chegou em Israel em 1942, onde fez parte de grupos de elite que tinham por objetivo proteger o povo judeu. Após a independência de Israel, ele alistou-se no  Tzahal (forças de defesa de Israel), onde veio a tornar-se instrutor chefe de preparo físico e Krav Magá, difundindo primeiramente seu sistema de combate exclusivamente para militares israelenses. Durante o tempo em que esteve ativo no serviço militar ele continuou a aperfeiçoar e refinar seu sistema de auto-defesa: o Krav Magá. Após sair do Tzahal, Imi adaptou seu método para ser ensinado à civis, preparando-o assim, para difundi-lo mundialmente. 



 O Sistema:

Krav Magá em Hebraico é קרב מגע, significa combate próximo, de contato. Ele não é considerado arte arte marcial, porque é uma luta sem regras, onde não se treina para competições.  A aplicação de suas tecnicas é restrita a situções de risco, para profissoinais da segurança publica e privada ou pessoas comuns. Enquanto boa parte das artes marciais, possuem aulas e tecnicas destinadas à defesa pessoal, situações de rua etc, mas também treinam e preparam competidores, o Krav Magá, é destinado para quem quer aprender apenas a defesa pessoal (auto-defesa, "briga de rua").

A filosofia do Krav magá ensina que todo ser humano, independentemente de cor, sexo ou idade, tem direito à vida, e deve aprender a se defender. Se você acha que nunca vai precisar utilizar tecnicas de auto-defesa, tudo bem, é o direito à escolha que todos nós temos. Mas o conselho é: é melhor você ter o conhecimento e não precisar utilizá-lo, do que quando chegar a hora em que precisar dele, não saber o que fazer.

Este sistema de combate inclui técnicas de defesa contra agressões desarmadas, ameças com arma de fogo, ataques com armas brancas, entre outros objetos mais comuns, como paus, bastões, garrafas, cadeiras etc... Para neutralizar a ação do agressor, o Krav Magá, ensina imobilizações, luxações, quebramentos, arremessos, golpes em pontos vitais. É ensinado por exemplo atacar os olhos, genitais, garganta etc.



Alguns dos princípios de combate utilizados pelo Krav Magá são:

          Contra-atacar assim que possível (ou atacar preventivamente)
          Focar ataques nas áreas mais vulneráveis do corpo, como olhos, mandíbula, garganta, virilha, joelhos, etc.
          Neutralizar o oponente o mais rápido possível, respondendo com um fluxo contínuo de contra-ataques, e, se necessário, abater/aleijar.
          Manter consciência dos arredores enquanto lida com a ameaça para perceber rotas de fuga, mais ameaças, objetos úteis para defesa e ataque e assim por diante.

Você se interessou pela pratica do Krav Magá? Pois em Imperatriz você encontra o representante exclusivo deste eficiente método de luta na Academia Askad. Endereço: Rua Bom Futuro, Nº183, Centro Imperatriz- MA. No Sul do Maranhão, somos a primeira equipe de Krav Magá, que teve seu inicio em 28 de Fevereiro de 2011 .

Aulas Ministradas pelo Instrutor Dilain Faixa Preta, Vice-Presidente Nacional (Israelli Street Krav-Magá Association). CREF 5 - 000738-P/MA.
 

Horário de Treino:

Terças e Quintas-feiras, das 21:00 às 23:00. 
Quartas e Sextas-feiras, das 21:00 às 23:00.

Um comentário: